O aluno formado em Engenharia de Produção na EduCareMT vai no seu trabalho desenvolver novas tecnologias para solucionar, de forma crítica, problemas ligados à operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços. Por isso o curso oferece uma sólida formação científica e profissional que leva em consideração aspectos políticos, humanos, econômicos, sociais e ambientais, e desenvolve competências e habilidades que estão previstas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO (ver no site www.abepro.org.br).
Um Engenheiro de Produção vai ter de produzir normas e procedimentos que controlam e melhoram os processos de produção e assim melhoram também os produtos. Ele trabalha com uma formação mais forte na área financeira, em logística, ou ainda uma formação mais genérica para atuar em qualquer setor produtivo, seja industrial, comercial, serviços ou financeiro. Suas funções nessas organizações incluem a especificação, o gerenciamento e o controle de sistemas e processos produtivos, a avaliação do seu desempenho e a implementação de melhorias no seu funcionamento e nas condições de trabalho.

O Engenheiro de Produção está capacitado a atuar no gerenciamento de sistemas de produção em empresas pertencentes aos setores: primário (mineração, agroindústrias, usinas de álcool), secundário (indústrias metal-mecânicas) e terciário (serviços, centros de informática, consultorias empresariais). De um modo geral, o campo de trabalho é bom para esses profissionais, tendo em vista que a globalização da economia implica uma demanda dessa categoria, com a finalidade de reduzir custos e aumentar a produtividade, melhorando a competitividade.

Ele pode trabalhar em diversas áreas da empresa:

– Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos.
– Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro.
– Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos.
– Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos.
– Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos.

Compartilhe

Deixe Seu Contato