O curso de graduação em Enfermagem da EduCareMT, preparará o profissional enfermeiro para se dedicar a promoção, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo.
Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem.
É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo, priorizando as necessidades sociais da população, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). Assegurando a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento, nas diferentes fases do ciclo-vital e do processo saúde-doença, para atuar, de forma interdisciplinar, em equipes multiprofissionais, com prática integrada ao sistema de saúde vigente.
Acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico. Muitas vezes é o enfermeiro quem realiza os primeiros cuidados em pacientes acidentados ou em crises. Ele presta os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos e coleta amostras para exames. O profissional de Enfermagem auxilia médicos durante cirurgias, exames, tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas.
Enfermeiro: O profissional formado na faculdade de Enfermagem mesmo. É o único que pode fazer os procedimentos mais complexos.
Técnico em Enfermagem: É o profissional que fez o curso técnico. Pode fazer os procedimentos de nível médio, com a supervisão de um enfermeiro.
Auxiliar de Enfermagem: É meio que o aprendiz, e atua sempre supervisionado por algum Enfermeiro.
ENFERMAGEM ESTÉTICA: Atuar em clínicas de estética, auxiliando em procedimentos faciais e corporais.
ENFERMAGEM GERAL: Quando você pensa no que um enfermeiro faz, pensa nessa área. A função aqui é comandar equipes de auxiliares e técnicos em enfermagem no atendimento a pacientes.
ENFERMAGEM GERIÁTRICA: Atender os idosos, doentes ou não, nas suas residências, em casas de repouso, ou em clínicas e hospitais.
ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA: Prestar cuidados aos pacientes antes e depois de cirurgias.
ENFERMAGEM OBSTÉTRICA: Acompanhar as mulheres grávidas, ou recém-mamães. Ajudar os médicos no atendimento pós-parto e orientar as famílias nos primeiros passos com o bebê.
ENFERMAGEM OFFSHORE:Prestar atendimento em navios e plataformas marítimas de petróleo a fim de reduzir o risco de acidentes e de disseminação de doenças.
ENFERMAGEM PEDIÁTRICA:Atender, acompanhar e avaliar se o filhote tá crescendo e se desenvolvendo legal. Incentivar a amamentação e orientar as famílias nos primeiros passos com o bebê. Pode parecer com a área que você acabou de ler anteriormente, mas é diferente. O foco da Obstetrícia é outro, é maior no atendimento às mamães. Aqui, o foco é na criança.
ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA:Atender pacientes em tratamento de distúrbios psicológicos.
ENFERMAGEM DE RESGATE:Atender vítimas de acidentes ou de calamidades públicas (como enchentes, desmoronamentos, tempestades, etc.), fazendo parte de equipes de salvamento.
ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA:Orientar a população sobre o combate e prevenção de doenças. Atender pacientes em instituições públicas (creches, escolas, postos de saúde, etc.). Pode também atuar formando, capacitando e supervisionando os agentes de saúde.
ENFERMAGEM DO TRABALHO:Prestar socorro aos acidentados no trabalho, além de participar de programas de prevenção com os funcionários.