• UML 2.0, ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS E CASOS DE USO NA PRÁTICA • ARQUITETURAS DE SOFTWARE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS • MODELAGEM E GERÊNCIA DE PROCESSOS DE NEGÓCIO I,II • MODELAGEM CONCEITUAL E PERSISTÊNCIA • SOFTWARE DE FONTE ABERTO • ENGENHARIA DE REQUISITOS: DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE REQUISITOS • MÉTRICAS E INDICADORES NO PROCESSO DE SOFTWARE • SOFTWARE COMO SERVIÇO: ARQUITETURA SOA E WEBSERVICES • DESENVOLVIMENTO BASEADO EM MODELOS • GERÊNCIA DE VERSÕES, CONFIGURAÇÕES E MUDANÇAS: CONCEITOS E FERRAMENTAS • USABILIDADE E ACESSIBILIDADE • TESTE DE SOFTWARE: CONCEITOS E FERRAMENTAS I,II • ENGENHARIA DE SOFTWARE PARA APLICAÇÕES WEB 1 • REUSO DE SOFTWARE, COMPONENTES E PATTERNS • MÉTODOS ÁGEIS: PRINCÍPIOS, MÉTODOS ÁGEIS E ESTRATÉGIAS DE ADOÇÃO I, II • GESTÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE • DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS • SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO • ORIENTAÇÃO DE TCC – RELATÓRIO CIENTÍFICO • ENTREGA DO RELATÓRIO CIENTÍFICO