fbpx

Enfermagem

CURSO AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC Nº 243, DE 29 DE MAIO DE 2019, D.O.U DE 31 DE MAIO DE 2019.

BACHARELADO

O curso de graduação em Enfermagem da EduCareMT ,preparará o profissional enfermeiro para se dedicar a promoção, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo.

Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem.

É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo, priorizando as necessidades sociais da população, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). Assegurando a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento, nas diferentes fases do ciclo-vital e do processo saúde-doença, para atuar, de forma interdisciplinar, em equipes multiprofissionais, com prática integrada ao sistema de saúde vigente.

Acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico. Muitas vezes é o enfermeiro quem realiza os primeiros cuidados em pacientes acidentados ou em crises. Ele presta os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos e coleta amostras para exames. O profissional de Enfermagem auxilia médicos durante cirurgias, exames, tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas.

MAS QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS CARGOS?

Enfermeiro: O profissional formado na faculdade de Enfermagem mesmo. É o único que pode fazer os procedimentos mais complexos.

Técnico em Enfermagem: É o profissional que fez o curso técnico. Pode fazer os procedimentos de nível médio, com a supervisão de um enfermeiro.

Auxiliar de Enfermagem: É meio que o aprendiz, e atua sempre supervisionado por algum Enfermeiro.

ALGUMAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO:

ENFERMAGEM ESTÉTICA:

Atuar em clínicas de estética, auxiliando em procedimentos faciais e corporais.

ENFERMAGEM GERAL

Quando você pensa no que um enfermeiro faz, pensa nessa área. A função aqui é comandar equipes de auxiliares e técnicos em enfermagem no atendimento a pacientes.

ENFERMAGEM GERIÁTRICA

Atender os idosos, doentes ou não, nas suas residências, em casas de repouso, ou em clínicas e hospitais.

ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA

Prestar cuidados aos pacientes antes e depois de cirurgias.

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Acompanhar as mulheres grávidas, ou recém-mamães. Ajudar os médicos no atendimento pós-parto e orientar as famílias nos primeiros passos com o bebê.

ENFERMAGEM OFFSHORE:

Prestar atendimento em navios e plataformas marítimas de petróleo a fim de reduzir o risco de acidentes e de disseminação de doenças.

ENFERMAGEM PEDIÁTRICA

Atender, acompanhar e avaliar se o filhote tá crescendo e se desenvolvendo legal. Incentivar a amamentação e orientar as famílias nos primeiros passos com o bebê. Pode parecer com a área que você acabou de ler anteriormente, mas é diferente. O foco da Obstetrícia é outro, é maior no atendimento às mamães. Aqui, o foco é na criança.

ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA

Atender pacientes em tratamento de distúrbios psicológicos.

ENFERMAGEM DE RESGATE

Atender vítimas de acidentes ou de calamidades públicas (como enchentes, desmoronamentos, tempestades, etc.), fazendo parte de equipes de salvamento.

ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA

Orientar a população sobre o combate e prevenção de doenças. Atender pacientes em instituições públicas (creches, escolas, postos de saúde, etc.). Pode também atuar formando, capacitando e supervisionando os agentes de saúde.

ENFERMAGEM DO TRABALHO

Prestar socorro aos acidentados no trabalho, além de participar de programas de prevenção com os funcionários.

GESTÃO DA QUALIDADE

O enfermeiro dessa área trabalha definindo e supervisionando as normas do lugar onde trabalha. Ele checa se todos os atendimentos são feitos da forma adequada e faz a GESTÃO DA QUALIDADE. Veja só que coincidência.

GESTÃO DE PROJETOS

Quando o hospital vai implementar uma nova prática ou uma nova ala médica, o enfermeiro pode fazer parte da equipe de planejamento e até administrar o treinamento dos outros funcionários.

PESQUISA CLÍNICA

Trabalhar testando novos medicamentos em pacientes ou em várias outras áreas de pesquisa.

ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Preparar o profissional Enfermeiro para atuação em Unidade de Urgência e Emergência, proporcionando fundamentação teórica e prática nos atendimentos as urgências, preparando o profissional enfermeiro para tomada de decisões alicerçada no conhecimento, segurança e qualidade da assistência. A área requer profissionais altamente capacitados e fundamentados no conhecimento para agir rapidamente, e com alto conhecimento nas tecnologias mais avançadas.

INFRAESTRUTURA MÍNIMA REQUERIDA

Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado.

Supervisão de Ensino

Coordenação Pedagógica

Orientação Educacional

Tecnologia Educacional

Laboratórios:

• Laboratório de Enfermagem

• Laboratório de Anatomia

· Laboratório de Informática

Coordenadoria de Estágios: Em Instituições de Saúde: Hospitais, Ambulatórios, Clínicas, Creches, Instituições de longa permanência e outros.

Projetos de Extensão para Diferentes Comunidades.

Projetos Integradores

Iniciação Científica

Monitoria

Monografia de Conclusão de Curso

INFORMAÇÕES GERAIS

Matriz Curricular: clique aqui

Avaliação do MEC: Autorizado com Nota 4 (de 1 a 5)

Duração do Curso: 09 semestres

Turno: Manha ou Noite

Regime de Matrícula: Semestral

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
WhatsApp Mais informações